TVGolo.com - Ultimos Golos

domingo, 6 de julho de 2008

Senhor General Ataíde Lopes da Costa, sala 8, se faz favor

Um dia destes, estava numa sala de espera duma clínica a acompanhar um familiar que ia ser sujeito a uma pequena intervenção. Como a sala era grande e os movimentos de entrada e saída mantinham-na continuamente meio cheia, espalhados pelo espaço disponível havia sempre muita gente aguardando a sua vez de chamada. Cada um optava pela melhor forma de passar o tempo. Faziam-se palavras cruzadas ou suduku, fazia-se tricot, liam-se jornais ou revistas, organizavam-se documentos nas carteiras ou objectos pessoais nas malas ou pastas, dormia-se e dormitava-se, pensava-se no dia de ontem, percorria-se visualmente o que estava ao seu alcance, brincava-se com os mais novos. Com uma cadência quase regular, o sistema de som ia anunciando “António Pereira, sala 5”, “Teresa Bastos, sala 12”, “Vanessa Silva, sala de Tratamentos”. Com algumas excepções, a maior parte das pessoas ficavam indiferentes a estes apelos porque não lhes diziam respeito e continuavam concentrados não sua tarefa de passar o tempo. Os poucos que optavam por percorrer visualmente aquele espaço lá iam seguindo os passos apressados de quem era chamado mas até ao limite que o seu campo visual impunha. Através do sistema de som ouviu-se, então, “Senhor General Ataíde Lopes da Costa, sala 8, se faz favor”. Esta rotina ficou imediatamente quebrada. A maior da parte das pessoas optou por abandonar as suas tarefas rotineiras e varrer visualmente o espaço, chegando a procurar a posição para obter o melhor campo visual possível. Uns voltavam-se para trás, outros inclinavam-se para o lado mais favorável, outros semi-ergueram-se. As dúvidas não podiam ser outras: “Mas quem era essa imponente figura, a do General?”, “Onde estava sentado tamanha personalidade?”, “Vinha fardado ou à civil, a individualidade tão graduada?” No meio da sala ergue-se o General, sentindo-se muito observado mas orgulhoso de tal tratamento.
Para os observadores é que foi uma desilusão total, a figura erguida não teria mais de 1,60m. Vestia à civil. As calças curtas mostravam os sapatos muito bem engrachados e as mangas compridas do casaco não deixavam ver se os dedos das mãos tinham aliança ou anel. "Isto é que é um general?". A rotina voltou à sala.

1 comentário:

Ataim Adzam Motardins disse...

Deixaste-me flabbergasted!!!! captaste de fora tremenda aquele tempo de infinita espera nas tão aguardadas salas dos srs drs.

um abraço ducarassas

Tantos clicks! É ducarassas!

invisible statistics