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domingo, 13 de julho de 2008

Enganos

Esta semana tive uma consulta, numa clinica que já utiliza um suporte informático multi-funções para gestão da coisa. Como me tinha esquecido do cartão pessoal, não pude confirmar a minha presença através do sistema informático, procedimento habitual, e a senha que confirmava a hora, gabinete e médico, foi obtida através do procedimento de contingência, através da recepcionista do consultório. Nem 5 minutos passados, mas seguramente antes da hora da consulta, verifiquei que no painel constava lá o nº da senha que me tinha sido atribuída mas, no entanto, não ouvira qualquer chamada pelo sistema de som. Na recepção disseram para não ligar, que deveria ser algum erro informático mas, mesmo assim, ligaram para o gabinete do médico a confirmar. “Olhe, o médico diz que ainda agora chegou duma acção de formação e que não o chamou a si nem a ninguém portanto tem de aguardar pela sua vez”. E aguardei, olhando para o painel e para a senha várias vezes, confirmando que era o mesmo número. Nem 1 minuto passado, o sistema de som chama pelo meu nome para me dirigir ao gabinete médico. “Peço desculpa pela confusão mas ontem implementaram um sistema informático novo, que é uma baralhação; Sei que já o devia ter chamado mas chamaram os médicos à pressa para uma acção de formação; No outro consultório tenho também um sistema informático mas é muito diferente deste novo e do anterior; Andamos todos à nora, não sei se posso prescrever pelo sistema mas se não puder passo-lhe as receitas à mão, fique descansado; Ai esta impressora...., está com pressa? vou ter que chamar o senhor da informática, Senhor Correia..., isto não está a imprimir, é da impressora ou do papel?; Posso registar mais de 3 medicamentos na mesma receita, senhor Correia? Lá no outro consultório não dá, o sistema vai abaixo; Desculpe tê-lo feito esperar tanto, mas os erros informáticos dão-nos cabo da cabeça; Ssenhor Correia não consigo fechar esta ficha, vem cá outra vez sff? Já não sei se é neste botão ou noutro, tenho que pedir ajuda à recepção para chamar o próximo doente; Muito obrigado, até uma próxima e desculpe mais uma vez de ter estado à espera”.
Saí preocupado com o tempo que gastei no consultório médico pois tinha um compromisso inadiável no meu escritório, ainda naquela tarde. Sabia que estava atrasado, na melhor das hipóteses estava em cima da hora. Olhando para o meu relógio fiquei confuso e verifiquei algo que não podia ser. Olhando para o relógio da recepção fiquei mais confuso ainda e surpreendido pois os ponteiros indicavam a mesma hora que o meu relógio indicava. Parei para pensar e levei tempo para concluir que em vez de ter chegado à clinica 15 minutos antes da consulta, cheguei com uma antecedência de 1 hora e 15 minutos. Afinal tinha tempo de regressar ao escritório. Disse boa tarde à recepcionista mas ela não me respondeu por estar a responder a outro pessoa “Tem que ter paciência, o senhor tem que aguardar a sua vez; Se alguém foi atendido antes do senhor era porque estava em primeiro lugar; É para controlar melhor essa situação que temos um sistema informático; Tenha paciência, já lhe disse quando for a sua vez será chamado; Lamento que esteja cá a muito tempo mas o senhor não é diferente dos outros”.

2 comentários:

Zorro disse...

1h15 antes do evento?
A culpa será do SI ou da PDI?
Gostei da ficção...

Ataim Adzam Motardins disse...

Eu sempre disse: de que vale a informática sem organização? Ou como dizia o Espanhol, e há uns tantos que a sabem viver melhor do que nós,"antes era una merdita, ahora é una merdita informatizada"!!!!

Tantos clicks! É ducarassas!

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