Os Estatutos Editoriais dos Órgãos de Comunicação Social são com as Missões das Empresas.
São sapatos de cabem em todos os pés. Colam-se bem, quaisquer que sejam esses Órgãos ou essas Empresas:
“ ... é independente do poder político, do poder económico e de quaisquer grupos de pressão;
“ ... identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária;
“ ... rege-se, no exercício da sua actividade, pelo cumprimento rigoroso das normas éticas e deontológicas do jornalismo;"
O sonho e a realidade sempre tiveram caminhos distintos, mas muita gente continua a tentar caminhar estes trilhos em simultâneo mas sem se aperceber que há um limite que é exactamente a distância máxima que o pé esquerdo pode ficar do pé direito. E, quando se atinge esse limite, tomba-se.
Não sou especialista na matéria mas, pragmática e empiricamente, vejo desde há muito que o sistema da comunicação social não é diferente de qualquer outro sistema do mundo empresarial, excepto numa questão - o produto final. E aceito isto com naturalidade.
Parece-me que a chave relevante de todo o sistema da Comunicação Social, nomeadamente quanto ao jornalismo e aos jornalistas, e que deve ser também a exigência dos consumidores do produto final, é o RIGOR da investigação produzida e publicada.
Agora a independência é o tal trilho do sonho continuando, no entanto, o próprio sistema da Comunicação Social a gastar muitos e variadíssimos recursos para demonstrar aos consumidores do produto final que a independência está assegurada e está a cima de tudo.
Os intervenientes referidos aqui (Ruben de Carvalho e Rodrigo Moita de Deus) nunca me deram nenhuma alegria (que eu tenha consciência) nem mesmo a gravata que uso. Mas ponham-se na pele de cada um e descubram a independência encapotada que lhes vai no aparo da caneta.
Bem, também não nos podemos esquecer que também há consumidores do produto final que gostam de ser enganados.
São os intervenientes do sistema da Comunicação Social independentes? NÃO! E deviam ser? NÃO!
Devem ser esses intervenientes rigorosos? SIM!
domingo, 26 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário