TVGolo.com - Ultimos Golos

domingo, 28 de setembro de 2008

... prepare-se em casa, como de costume

A Aplicação Informática tem que passar a produção brevemente e o Bom Senso obriga que algumas das funcionalidades sejam desclassificadas para Não Mandatórias, podendo serem implementadas mais tarde, não se comprometendo assim a data da entrada em produção:

- Oh Zé! Por dia, quantas vezes é que os gajos carregam nesse botão? Só 20 vezes? E têm alternativas? Basta preencher 20 outputs à mão? Então, não é mandatório para o arranque! Oh Zé, está bem ... eu sei que era mandatório mas agora deixou de ser. É uma questão de Bom Senso!

O Bom Senso é uma daquelas qualidades humanas que toda a gente diz ter quanto baste. E em situação de aperto, tomam-se decisões desviantes do objectivo inicial, a maior parte das vezes, em nome do sacana do Bom Senso.

Mas o que é que o Bom Senso esconde, quando aplicado desta maneira? Deficiências, apenas isto, deficiências. Deficiências ao nível do planeamento, da execução do plano e do controlo sobre o mesmo, é este o chavão conhecido por todos.

Mas há outras deficiências, o exercício do poder da pior forma e, consequentemente, a arrogância de quem tem esse poder. Temos consciência de quem perde com isto mas o raciocino deve ser o seguinte: Para alguém perder, alguém fica a ganhar. Quem fica a ganhar, indevidamente?

- Oh soutor, não há problemas quanto ao bar. Afinal ainda estamos a 20 dias da inauguração. Vou mandar instalar todo frio 8 dias antes para o catering poder colocar todos produtos. As máquinas de café, as mesas e as cadeiras, estão a chegar de Itália. As casas de banhos estão sob controlo. Vão ter águas quentes e frias, ar condicionado e sistema sonoro, tudo como está previsto. Vamos também colocar um LCD em cada uma, que servirá para exibir imagens promocionais. Eu sei que a inauguração é uma coisa muito importante. Fique descansado que os convidados vão ter um bom acolhimento. Vai ver que tudo vai correr conforme as suas expectativas.

E para os convidados correu tudo bem, ou seja, para aqueles que apenas utilizaram a Biblioteca uma única vez na vida, por 15 minutos. Cortou-se a fita, e o Bom Senso levou-os para uma Quinta onde foi servido um óptimo repasto e onde se brindou ao êxito daquele empreendimento.

Uma Biblioteca acabou de ser inaugurada sem que a conclusão total da obra fosse garantida, decidindo-se que alguns pormenores fossem concluídos noutra altura por serem, isso mesmo, apenas pormenores:

- Xora Dona Maria! Não pode ser tão exigente! Afinal o mais importante é disponibilizar à população, a partir hoje, tamanho empreendimento. As casas de banho e o bar não são as coisas mais importantes! Na biblioteca antiga também não tinha Bar e as casas de banho funcionavam muito mal! Já não se lembra? Temos que ter Bom Senso! Isto é uma Biblioteca e tem aí agora mais de 1000 livros à sua disposição. Quer melhor? Se amanhã vier cá, olhe ... prepare-se em casa, como de costume!

Sem comentários:

Tantos clicks! É ducarassas!

invisible statistics